
Como investir em dólar e o que é preciso considerar para começar? Entenda!
Para diversificar o patrimônio, uma boa estratégia que pode ser adotada é realizar investimentos em dólar. Esse tipo de aplicação traz mais solidez para uma carteira de investimentos, uma vez que o dólar se constitui como uma moeda forte, que é usada por vários países como reserva de valor.
Este artigo mostra com mais detalhes do que se trata essa aplicação. Ao ler o texto, você saberá porque o dólar é tão importante. Conhecerá as diferentes formas de investimento e entenderá o que considerar antes de investir o dinheiro.
Não espere nenhum minuto a mais e siga na leitura agora!
Qual é a importância do dólar na economia mundial?
A importância do dólar na economia dos países passou a ter maior relevância principalmente no período pós guerra. Até então, a moeda com maior predominância era a libra esterlina, mas com as negociações em dólar ganhando cada vez mais força, a moeda norte-americana ganhou destaque.
Além do mais, atualmente a maioria das commodities (senão todas) são comercializadas na moeda americana. Isso representa um alto valor transacionado em todo o mundo, o que confere grande poder para países que possuem mais dólares como reserva de valor em suas economias.
De que forma é possível investir em dólar?
Talvez a primeira forma que venha a mente de quem deseja investir em dólar seja comprar a própria moeda. Sim, isso é possível, mas não é a maneira mais versátil de fazê-lo, até porque traz riscos ao precisar armazenar o papel-moeda.
Sendo assim, pode-se considerar o investimento via fundos multimercado, principalmente aqueles que tem uma exposição maior ao dólar. No caso de aplicação do patrimônio exclusivamente na moeda, é melhor considerar um fundo cambial, já que sua concentração é toda em dolarizar o capital do fundo.
Outras opções se concentram em investir em ações de companhias estrangeiras, como Google ou Facebook. Isso pode ser feito diretamente na bolsa de valores americana ou mesmo na bolsa brasileira por meio de BDR’s ― Brazilian Depositary Receipts. Fora isso, também podem ser usados contratos futuros de dólar, negociados como derivativos.
O que considerar antes de realizar o investimento?
Ao optar por investir em dólar, é importante considerar que se trata de um investimento em renda variável. Dessa forma, não há garantias de retornos e o patrimônio pode oscilar para baixo. No caso do Brasil, o risco pode se acentuar de acordo com o cenário político. Em épocas de eleições presidenciais, por exemplo, as oscilações tendem a ser muito acentuadas.
Investir em dólar é uma ótima opção de diversificação. Isso traz diversos benefícios para a carteira, como não depender apenas de um tipo de investimento. Ao mesmo tempo, é uma boa alternativa de dolarização do capital, fazendo com que o risco seja diluído e a carteira se torne ainda mais forte. Deve-se apenas ter o cuidado de alocar um percentual que deixe o investidor confortável, pois como se trata de renda variável, as oscilações certamente estarão presentes.
Gostou do conteúdo?
Então aproveite e deixe seu comentário abaixo contando para a Leve se você pretende investir em dólares nos próximos meses e o motivo!